top of page
  • biossistemasufabc

Coronavírus

Atualizado: 19 de abr. de 2020

by Profa. Maria Cristina Carlan da Silva e Profa. Helena Beatriz de Carvalho Ruthner Batista -

Professoras do Programa de Pós-graduação em Biossistemas da UFABC.


Os coronavírus são uma família de vírus (Coronaviridae) que causam doenças em humanos e animais. Raramente os coronavírus de animais evoluem e adquirem a capacidade de infectar e de se transmitir eficientemente em humanos. Quando isto acontece podem ocorrem as epidemias e pandemias como a atualmente registrada.


O que é COVID-19?

COVID-19 é a doença causada pelo vírus denominado SARS-CoV-2, um coronavirus humano semelhante aos vírus SARS-CoV que causou a Síndrome Respiratória Aguda Severa em 2002, na China e em outros países principalmente da Ásia e ao MERS-CoV que causou uma síndrome semelhante inicialmente no Oriente Médio e em outros países. A COVID-19 é caracterizada por sintomatologia respiratória grave devido a infecções do trato respiratório inferior, e até o momento a maioria dos casos fatais têm ocorrido em idosos e/ou pessoas com comorbidades e/ou imunodeprimidos. A maioria das pessoas desenvolvem quadros leves semelhantes aos de um resfriado comum, causados por outros vírus respiratórios já conhecidos, ou são assintomáticos. É importante salientar a velocidade com que o vírus se espalhou estando atualmente disseminado por diferentes continentes, causando a atual pandemia. No momento sabe-se pouco sobre o SARS-CoV-2 e a comunidade científica está se mobilizando para intensificar os estudos sobre o vírus e como causa a doença.


Como o vírus é transmitido?

A principal forma de transmissão ocorre por contato pessoa a pessoa através de secreções respiratórias (tosse ou espirro) e pelo contato com objetos e superfícies infectadas com estas secreções.


Quais as medidas mais eficazes para controle da atual pandemia?

No momento não existem drogas aprovadas para o tratamento da doença causada pelo vírus e também não existem vacinas preventivas. Logo as medidas mais eficazes para controle da pandemia são o isolamento social e medidas de higiene.

O distanciamento social inclui ficar em casa e manter distância de cerca de 1,5 m entre as pessoas sempre que possível.

As medidas de higiene incluem lavagem das mãos com sabão e água por pelo menos 20 segundos sempre que tocar em objetos e superfícies potencialmente contaminadas, antes e após se alimentar. Ao tossir ou espirrar cobrir a boca com o cotovelo ou lenço de papel e descartar o material utilizado. Nunca cubra a boca com a mão e sempre lave as mãos. Quando não for possível lavar as mãos use álcool gel de procedência conhecida.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Covid-19 : muito além de uma síndrome respiratória

by Graziele Cristina Ferreira, doutoranda em Biossistemas e Dra. Lívia de Moraes Bomediano Camillo, doutora pelo programa de pós-graduação em Biossistemas No início da pandemia, acreditava-se que a do

Post: Blog2 Post
bottom of page